Conheça a Rota das Emoções

Ceará, Piauí e Maranhão

1000 KM de emoções em todas as direções.

Saiba mais!

A Rota das Emoções 

  • 500 km de percurso, passando por três estados e 14 municípios:
  •  
  • Ceará: Cruz, Jijoca de Jericoacoara (Vila de Jeri), Camocim, Barroquinha, Chaval;
  •  
  • Piauí: Cajueiro da Praia (Barra Grande), Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande;
  •  
  • Maranhão: Araióses, Tutóia, Paulino Neves, Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão.
ROTA CEPIMA.png
ROTA CE.png
action-1867052_1920.jpg

Cruz

 

Desembarcando no Aeroporto de Jericoacoara, no município cearense de Cruz, a 230 quilômetros de Fortaleza

people-927216_1920.jpg

Jijoca de Jericoacoara

 

Vila de Jeri

Seguimos nossa viagem adentrando o município de Jijoca de Jericoacoara, até chegarmos a Praia de Jericoacoara, reconhecida internacionalmente como uma das dez mais bonitas do planeta.

Camocim-2-scaled.jpg

Camocim

 

Camocim possui um verdadeiro tesouro de belezas naturais, incluindo lagoas, dunas, rios e uma diversidade de lindas praias. São cerca de 60 quilômetros de praias estendendo-se quase até Jericoacoara. A principal forma de locomoção entre as praias é de bugue, ou veículo com tração nas quatro rodas.

Barroquinha

 

Possui lindas praias selvagens, quase intactas, com dunas, coqueirais, rios, lagoas e manguezais intocados, que formam belas paisagens naturais extraordinariamente preservadas.

Todas as praias conservam-se em seu estado primitivo e selvagem, paisagens maravilhosas e deslumbrantes.

 

Chaval-Ceará-Cris-Marques-scaled.jpg

Chaval

 

Conhecida como “Cidade das Pedras”, Chaval conta com belas paisagens e esculturas naturais compostas de pedras. Um rápido passeio pela cidade é suficiente para nos deparamos com a maravilhosa Pedra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Mas Chaval é conhecida também pela beleza das suas praias, algumas praticamente desertas mas absolutamente mágicas.

ROTA PI.png
kite-surfing-4288247.jpg

Cajueiro da Praia

 

A porta de entrada

do Piauí é o município de Cajueiro da Praia.

e a Praia de Barra Grande, uma pequena colônia de pescadores, muito conhecida pela sua culinária. Seu vilarejo com pé na areia convida as pessoas a se desconectarem do tempo para desfrutar cada momento.

Cavalos marinhos cuidados e preservados pelos moradores da vila apaixonam turistas, como também seu pôr do sol, um dos mais espetaculares da Rota das Emoções.

Aulas de kitesurf 

gastronomia tradicional nos restaurantes típicos de Barra Grande.

Árvore-Penteada-Piauí-Territorios-scaled.jpg

Luís Correia

 

O maior número de praias  além de 4 lagoas lindas. O destaque da cidade está também em seu porto marítimo, o único do Piauí, e sua culinária à base de frutos do mar.

Praia do Coqueiro e uma antiga vila de pescadores, infraestrutura com restaurantes, bares e hotéis. Na sua barreira extensa de corais, que na maré baixa forma piscinas naturais de águas cristalinas, está a parte mais tranquila da praia. Já sua parte agitada é frequentada por kitesurfistas e é sede de campeonatos do esporte.

Árvore Penteada 

Seguindo está a alegre Praia do Atalaia

Quem busca descanso,  se identifica com a Praia Peito de Moça e a Praia do Arrombado, batizada assim por suas fortes ondas e o espetáculo fica por conta da natureza com direito a sombra e água fresca!

image.jfif

Parnaíba

 

A cidade de Parnaíba e a entrada para o Delta do Parnaiba. Daqui, pode-se ir a praias e passeios de barcos. A cultura e história da cidade são marcantes e o Porto das Barcas e o principal exemplo, tombado pelo IPHAN e transformado em Centro Histórico e Cultural. 7.000m² de restaurantes, bares, galerias, artes e artesanatos destacam o acervo arquitetônico colonial português, também com casarões construídos a partir de pedras brutas, casca de ostra e óleo de baleia. 

Praia Pedra do Sal é exótica e chama atenção pela formação de crostas de sal nas pedras graníticas que invadem o mar. O vento forte e constante e suas grandes ondas tornam a praia ideal para prática do surf e do kitesurf. 

PI-Delta-do-Parnaiba-Trilhas-e-Aventuras-scaled.jpg

Ilha Grande

 

Gastronomia com caranguejos abre as portas para o Delta do Parnaíba! espelhos d’água, lagoas, animais silvestres, rios e praias paradisíacas sob um sol que brilha forte o ano inteiro.

O Delta do Parnaíba tem formato parecido com uma mão aberta, que se ramifica formando um grandioso santuário ecológico. Ele é um arquipélago formado por mais de 73 ilhas fluviais.

Área de preservação Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba dentro da APA do Delta do Parnaíba, entre os municipios de Paulino Neves no Maranhão e Barroquinha no Ceará.

O Porto dos Tatus é o local de onde partem os barcos e lanchas que levam para os passeios no Delta. un lugar a visitar e a Casa das Rendeiras, que fabricam artesanalmente peças de renda de bilro.

ROTA MA.png
Rio-Preguiça-Maranhão-Blog-Quero-Viajar-Mais-scaled.jpg

Araioses

 

descobra o Delta do Parnaíba.

Dois terços de seu território no Maranhão e sua maior parte está nesta cidade de inúmeras ilhas paradisíacas.

Ecoturismo, lagoas e rios, passeios de barco, canoagem, caiaque e esportes à vela.

A primeira ilha é a é a Ilha das Canárias, com dunas, manguezais, igarapés, caranguejos, jacarés e inúmeras aves que fazem os ninhais à beira dos rios, além da floresta fantástica de raízes suspensas que brotam no mar.

A proxima e a Ilha do Caju, um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ter uma ampla visão da Biodiversidade em um território relativamente pequeno. Expressada na fauna de animais silvestres como tatus, cotias, gatos-maracajás, tamanduás, tucanos, veados, pica-paus, garças, tartarugas marinhas, botos e muito mais!

Tutoia-Maranhão-Pé-na-Estrada-scaled.jpg

Tutóia

 

Entrada ao Parque Nacional dos Lençóis  Maranhenses

 Os Pequenos Lençóis estão localizados entre os municípios de Tutóia e Paulino Neves.

  são cheios de altas e pequenas dunas entre 12m até 30m de altura e lagoas de água doce, ao redor da região mangues, restingas e praias nativas.

 Mar, rio, dunas, lagoas e muito mais.

A culinária e um dos pontos fortes nesta região maranhense, sempre agradável aos turistas nacionais e internacionais

Uma experiência inesquecível é fazer um tour  pelas praias de Tutóia, desbravando os Pequenos Lençóis Maranhenses, visitando a Praia do ArpoadorLagoa de Maceió e a Praia dos Amores. Em Tutóia, o passeio de 4x4 pelas dunas é uma esperiencia inesquecivel.

ponte nova PN.jfif

Paulino Neves, ou Rio Novo,

 

belezas naturais únicas e conecta os Lençóis Maranhenses ao Delta do Parnaíba.

Rios, corredeiras e lagoas de água cristalina, assim como praias cercadas de dunas e ao mesmo tempo de vegetação nativa: um paraíso perdido que ainda conserva o ar bucólico de cidade típica do interior brasileiro.

Belas paisagens, com dunas, lagoas e palmeiras. A região oferece ótimas opções de ecoturismo.

O rio que corta a cidade é ideal para mergulhos e passeios de barco.

Em uma direção, você encontra o mar em direção à foz do Rio Novo, região conhecida como Barra do Tatu , podera disfrutar de um belo paseio e macacos-prego se aproximando da embarcaçõ tornando sua experiência ainda mais incrível y em outra direção as dunas com lagoas de águas claras.

 

barreirinhas.jpg

Barreirinhas

 

Às margens do Rio Preguiças está Barreirinhas, a principal base para se conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A partir desta cidade, se fazem os passeios mais famosos e obrigatórios: o da Lagoa Azul e o da Lagoa Bonita.

De mais fácil acesso a partir de São Luís, Barreirinhas oferece uma boa infraestrutura turística e dispõe de serviços de hospedagem diversificados como hotéis, pousadas e eco resort.

Os passeios ao parque devem sempre ser feitos com guias locais. O acesso ao Parque é feito apenas com veículos 4X4, oferecidos pelas agências da cidade, que deixam os visitantes na entrada do mesmo. A partir daí, seguindo a pé, pois não é permitida a entrada de veículos na área protegida.

MA-Lençóis-Maranhenses-Trilhas-e-Aventuras-scaled.jpg

Santo Amaro

 

Em Santo Amaro do Maranhão, o superlativo dos Lençóis Maranhenses se torna ainda mais intenso: lagoas maiores, dunas mais altas. O acesso à cidade exige ainda maior espírito de aventura. Afinal, para se chegar lá, são necessárias 2h30 de 4X4 ou jardineira. A recompensa: a partir da cidade, pode-se chegar às lagoas do Parque Nacional a pé.

Com acesso mais restrito e fora do circuito das grandes agências de turismo, é ideal para quem quer ter o privilégio de conhecer um destino que poucos conhecem. Não vai ser difícil abrir mão de alguns mimos convencionais para testemunhar uma das mais belas composições da natureza.